O que é a Demência?

O que é a Demência?

O que é a Demência?

Hoje, o Dr. Miguel Pereira, Medico especialista em Neurologia, (Cédula Profissional nº 53659) na Clínica Polidiagnóstico Marinha Grande, escreve-nos sobre a Demência. 
Chama-se demência ao declínio patológico das capacidades cognitivas de uma pessoa. Com a idade, o risco vai aumentando, sendo que entre os 65 e os 69 anos a taxa de prevalência é de 2%, subindo para 4% entre os 70 e os 74, para 7% entre os 75 e os 79, para os 12% entre os 80 e os 84 e para 20% entre os 85 e os 89. Para as pessoas com mais de 90 anos, a taxa de prevalência é de 41%. Portugal é dos países do mundo com mais casos de demência por habitante.
A causa mais comum é a Doença de Alzheimer, havendo outras causas, sendo as mais comuns a Demência Vascular, a Demência de Corpos de Lewy e a Demência Frontotemporal. Um diagnóstico correto é fundamental para o seu tratamento.
Estima-se que cerca de 35% do risco de demência é modificável. Para reduzir o risco de demência, é importante evitar ou tratar, entre outros: tensão arterial elevada, diabetes, obesidade, sedentarismo, abuso do álcool e do tabaco, surdez. Manter uma vida ativa faz parte do segredo.

Partilhar:
Ao navegar pelo nosso website e/ou utilizar os nosso serviços aceita o uso de cookies. Fechar esta notificação